A quinoa é um grão originário dos Andes que possui inúmeras propriedades nutricionais e funcionais que promovem benefícios à saúde. Foi descoberta há aproximadamente 8 mil anos pelos incas do Peru e da Bolívia, que a chamavam de “grão de ouro” e a consideravam um alimento sagrado. Foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu excelente valor nutritivo.

Entre suas diversas propriedades, a quinoa não contém glúten (que em excesso pode causar problemas intestinais e digestivos) e possui grande concentração de proteínas (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso organismo), de minerais como o zinco, ferro, magnésio, cálcio, potássio e manganês e, de vitaminas B1, B2, B3, D e E. Além disso, apresenta alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento intestinal, prevenindo constipação, auxiliando no controle do colesterol e conferindo maior saciedade, sendo indicada, portanto, em dietas com o objetivo de perda de peso.

Outra substância presente é o ômega 3 que diminui agregação de plaquetas, auxiliando no controle da pressão arterial e no combate de doenças inflamatórias e auto-imunes como lupus, artrite reumatóide e fibromialgia. Pelo seu perfil de aminoácidos, vitaminas e minerais, a quinoa é indicada para atletas e praticantes de atividade física por proporcionar um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células. Atua também na melhora dos sintomas da menopausa em mulheres por conter fitoestrógenos, substâncias que previnem osteoporose e câncer de mama.

Qualquer um pode consumir a quinoa: é recomendada também para grupos especiais como vegetarianos, aos portadores de intolerância à lactose e ao glúten e, para os idosos por este grão estimular o fortalecimento da imunidade.

A quinoa possui sabor suave e pode ser consumida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados na forma de grãos, flocos ou farinha. Cabe lembrar que os grãos devem ser lavados antes de consumidos para a retirada das saponinas, que conferem um sabor amargo e efeitos anti-nutricionais, ou seja, diminuem a absorção de alguns nutrientes.